Do jornal "A Fraternidade" nº 627 de 30/12/1922, retirei a seguinte notícia:
"Jogo de foot ball entre o Lamego Foot Ball Club e o S. Martinho de Mouros Foot Ball Club realizado em S. Martinho de Mouros,
À chegada dos nossos àquela risonha povoação era aguardada pelos elementos do S. Martinho de Mouros Foot Ball Club e outras pessoas de representação que nos dispensaram uma calorosa recepção, subindo ao ar numerosos foguetes, enquanto uma afinada tuna fazia ouvir os acordes duma inesperada marcha ao som da qual percorremos a pitoresca povoação até ao largo da Feira Nova em que o desafio teve lugar. Durante o trajecto, porém, gentilíssimas damas lançaram flores sobre os visitantes que em extremo sensibilizados agradeciam tão carinhosa recepção.
Após uma hora de descanso iniciou-se o desafio perante numerosa assistência dando as gentilíssimas damas que em elevado número se achavam presentes uma nota de cor e alegria singularmente impressionantes.
.../...
Dado o pontapé de saída pelo Exmº Senhor João Augusto da Encarnação figura de destaque de S. Martinho de Mouros e um grande aficionado do foot ball apesar dos seus cabelos já um tanto grisalhos, travou-se a luta em que os de Lamego desde logo manifestaram a sua superioridade, resultando ficarem vencedores por 4.
Acabado o match foi ofertado um faustoso jantar a todos os jogadores sendo trocados efusivos brindes pelo futuro dos dois clubes e pela mútuas boas relações sportivas.
.../...
Dançou-se animadamente até às três da madrugada, reinando sempre o maior entusiamo."
Bons tempos em que o desporto era assim encarado.
Ainda me lembro de, na minha meninice, assistir a disputados jogos na Feira Nova, mesmo ao pé de casa, especialmente os épicos jogos com os rapazes da Ribeira de Barrô.