terça-feira, 29 de maio de 2012

Hoje como ontem


“O governo, invocando a necessidade de medidas de salvação pública, procura aplicar apenas leis que são odiosas, porque constituem excepções, porque muita coisa havia a fazer e não se fez, e porque as medidas financeiras não foram acompanhadas das indispensáveis medidas politicas que toda a gente esperava. Tinha-se prometido a moralização da administração, que os cortes atingiriam todos os abusos e que viriam de cima para baixo. E afinal? As propostas da fazenda são o que já toda a gente sabe, e sob pretexto de se extinguir o deficit, arranja-se uma verba que vai, em grande parte, ser arrancada a quem não tem culpa do estado a que chegaram as coisas da finança, sem que, no entanto, a situação mude, preparando-se apenas um futuro de permanentes agonias para quem trabalha para viver!”

Parece actual!

Mas foi retirado do jornal "O Século" de 1 de fevereiro de 1892 do artigo "As propostas do Senhor Oliveira Martins"

sábado, 19 de maio de 2012

As desigualdades salariais


O jornal “Público” da última segunda feira 14 de maio, nas suas páginas 12 e 13 apresentava uma análise aos vencimentos dos gestores e trabalhadores das 20 empresas do PSI20 entre 2010 e 2011.

Enquanto os salários dos gestores aumentaram 5,3%, os dos trabalhadores diminuíram cerca de 11% aumentando assim o fosso salarial e a desigualdade em Portugal.

Chega a ser obsceno verificar que numa empresa de telecomunicações o salário do seu presidente diminuiu 4,3%, mas o dos trabalhadores diminuiu 29,5%. Nesta empresa o presidente recebe 127 vezes mais que a média dos seus trabalhadores.

Noutra empresa de grande distribuição o seu presidente viu o salário crescer 29,4% e a média dos trabalhadores 1%. Sábia repartição, que levou a que o gestor receba 110 vezes mais que os trabalhadores.

Os exemplos poderiam ser muitos mais (aconselha-se a leitura do estudo bem como o artigo de São José Lopes no Público de hoje).

Enfim, o país que temos e a que não se augura grande futuro!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Oportuno

 Circula na net e com muita oportunidade no Portugal de hoje...