segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

S. Martinho de Mouros e o comboio


Recentemente, ao ler jornais de Lamego do início do século numa investigação sobre a minha família, encontrei no jornal “O Progresso” nº 1121 de 29 de setembro de 1906 uma notícia que falava do interesse das populações do concelho de Resende de uma ligação ao comboio.
Sempre se soube do interesse de Lamego estar ligada ao caminho de ferro e, chegou mesmo a haver projectos (e iniciaram-se mesmo obras) para uma ligação entre a Régua e Viseu, passando por Lamego. Agora que Resende (especialmente S. Martinho, como veremos) também tivesse lutado por uma ligação, isso, para mim fui surpresa.
Mas, vejamos a notícia:

NOVA LINHA FÉRREA – Aos povos de Resende.
Dizem noticias da imprensa que houve há pouco grande regozijo público em Arouca ao chegar ali o engenheiro encarregado de estudar uma linha férrea que vai daquela vila a Sta Eufémia, seguindo por Alvarenga, Castro D’Aire, Lamego, Resende e Cinfães, atravessando o rio e indo entroncar em Mosteirô na linha do Douro. Ora aqui têm os povos de Resende e especialmente da pitoresca e adiantada freguesia de S. Martinho de Mouros, onde, não há muito as pessoas mais gradas se agitavam no empenho de conseguir que a nossa linha férrea lhes passasse à porta, o quinhão de viação acelerada que lhes está destinado e para realização do qual devem gastar todas as suas reservas de actividade e bons desejos.
Correndo atrás do desvio do nosso caminho de ferro que não é mais que a continuação do de Chaves, bem nos queria parecer que se cansavam inutilmente.
Com intuitos amigos lhes fizemos ver isso e os mais entusiasmados no movimento, aliás muito simpáticos, como são todos aqueles que assentam em bases de amor local, assim o compreenderam logo, esmorecendo e desistindo da campanha.
Agora somos nós a aconselhar os povos do conselho de Resende que trabalhem sem descanso, visto que já têm lugar marcado na galeria das terras destinadas aos grandes benefícios públicos…

Como se vê, havia um movimento, dinamizado pelas pessoas mais influentes de S. Martinho, para que houvesse uma ligação à linha que se iria construir entre a Régua e Lamego.
No entanto, Lamego não via com bons olhos essa pretensão por poder “atrapalhar” o que tinham já conseguido. O projecto de ligação entre Mosteirô e Arouca caiu do céu para desviar as atenções dos povos de Resende.
Sabemos hoje que nada destes projectos foi avante. A ligação Régua/Lamego ainda arrancou, mas morreu na praia. A que aqui nos ocupa, penso que nem sequer começou no papel.

Mas que havia quem lutasse pela sua terra, isso havia.

Sem comentários:

Enviar um comentário