quinta-feira, 10 de abril de 2014

Memórias Paroquiais II

Voltamos hoje às respostas do padre João da Cruz ao inquérito de 1758:

pergunta - Quantos vizinhos tem (e o número de pessoas)?
resposta - Consta de trezentos e quarenta e cinco fogos esta freguezia, e tem mil e dezassete pessoas da sacramento da comunhão e menores de confissão somente cento e duas, que com o numaro das maiores fazem o numaro de mil cento e dezanove.

pergunta - Se está situada em campina, vale ou monte e que povoações se descobrem daí e qual a distância?
resposta - Está esta terra situada em hum valle que tem longitude legoa e meia, e de latitude huma legoa, principiando dos altos cumes das serras que o cercam pellos lados direito e esquerdo, cuja eminência de montes hindo munto a pique vão estreitando no dito valle, da forma que no fundo fica de munto modica largueza. Confina o dito val de a parte do Norte com o rio Douro, por cujas ribanceiras faz dilatada largueza, ficando o outro extremo de longitude direito ao Sul. Delle e suas costas para a parte do Norte se descobrem a villa do Baiam, Frende, Barqueiros, Mezam Frio, a serra do Maram com distancia esta de três legoas, e aquellas de huma legoa, da parte de além do Douro que hé já Provincia do Minho, ficando o dito valle sercado de altas serranias pella parte do Nascente, Poente e Sul, de forma que do dito valle e suas costas se não descobre mais terra alguma.

pergunta - Se tem termo seu, que lugares ou aldeias compreende, como se chamam e quantos vizinhos tem?
resposta - Na primeira pregunta vai respondido que hé concelho e termo. Terá o dito concelho três mil vezinhos, em quatro freguezias de que consta, Sam Martinho de Mouros que tem lugares todo o concelho que fica junta à igreja, que hé cabeça da villa, Sellores, Cazal de Aves, Testamento, Portal, Hospital, Peneda, Outeiro, Povoa, Santa Ouvaia, Silva, Rua, Cardozo, Pinheiro de Barregãns, Telhado, Carvalhão, Cazal, e Matto, Calçada, Suadro, Chapal, Cantim, Ponte, Cantim de Baixo, Pinheiro, Villa Verde, Cazaes, Castello, Covello, Nugeiras, Matta, Fonte, Outeiro, Bairrais, Soenga, Quintans, Portella, Pasto, Villa Infesta, Cazal, Themonde, Pera Longa, Lama Grande, Fontainhas, Mainsa, Santa Comba, Valle, Corredoura, Feira, Cravelho, Concelho, Eido, Ribeiro, que por todos fazem o numaro de cincoenta e does pertencentes à freguezia de Sam Martinho de Mouros. Tem maes o dito concelho três freguezias que são Barro, Paus, Sam Joam de Fontoura, cujos parochos tem ordem para darem conta dos vezinhos e maes que se pregunta ao que elles hão-de responder.



Ficamos assim com uma ideia muito clara de como era a freguesia em 1758.



Sem comentários:

Enviar um comentário