Faz hoje 20 anos que o "muro" caiu.
Era um mundo muito diferente o que a 13 de Agosto de 1961 viu nascer a aberração que ficou conhecida por "Muro de Berlim". Um mundo onde a desconfiança campeava, onde o "governo bipolar" russo-americano não tinha respostas, onde começava a despontar, sem que se soubesse ainda, a crise dos misseis de Cuba que havia de colocar o mundo muito perto da guerra em Outubro do ano seguinte, etc.
Em Portugal tinha começado a guerra colonial em Março desse ano, estavamos a poucos dias da "ocupação" de Goa, Damão e Diu pela União Indiana e o poder instalado parecia eterno.
E assim fomos vivendo até que o "colete de forças do outro lado" não aguentou mais e em 9 de Novembro de 1989 foram abertas as brechas que acabaram por deitar abaixo a aberração, a que se seguiria o desabar estrondoso dos vários poderes autocráticos do leste da Europa.
Ficou melhor o mundo?
Ficou. Apesar de não vivermos num mundo perfeito em que os direitos e liberdades de todos os homens sejam respeitados, em que todos tenham direito a um minímo que lhes garanta a dignidade que merecem, ainda assim o mundo de hoje é bem melhor que o das décadas de 60 e 70.
É nossa responsabilidade diária, tal como foi de todos os que lutaram contra o "muro", fazer com que o mundo de amanhã seja melhor que o de hoje, tal como o de hoje, apesar de tudo, é bem melhor que o de ontem.
Sem comentários:
Enviar um comentário